LABORATÓRIO DE GENÔMICA E
INTERAÇÃO BACTÉRIAS AMBIENTE


Introdução

O LabGIBA foi criado em 2012. Vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas (DECBI) e associado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (NUPEB), O LabGIBA se destaca por ser único no segmento dentro das dependências da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente localizado no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB), prédio II, andar superior, sala 45, o LabGIBA está sob responsabilidade do Prof. Dr. Leandro Marcio Moreira e conta com a participação de alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica, além dos técnicos de laboratório associados.

Duas são as principais linhas de pesquisa associadas ao LabGIBA:

a) Análise comparativa e funcional de genomas.
O propósito central desta linha é promover o sequenciamento e a análise comparativa de novas espécies de bactérias com distintos interesses biológicos, e a partir das informações obtidas validar funcionalmente estas informações genômicas por meio de diversificadas metodologias microbiológicas, bioquímico-moleculares e citológicas.

b) Análise do potencial biotecnológico de isolados associados ao ambiente.
O propósito desta linha é analisar isolados bacterianos obtidos de diferentes fontes (animais, plantas, solos e cavernas) para investigar o potencial destes organismos em atuarem como bactérias promotoras de crescimento vegetal, inibidoras de crescimento de outros organismos, produtoras de enzimas hidrolíticas e de moléculas orgânicas de interesse biotecnológico (sideróforos, NRPs e poliquetídeos).

Para ambas as linhas de pesquisa, além da infraestrutura local, o LabGIBA mantém parcerias com diversas instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais, o que torna o laboratório um centro de integração de propostas e troca de experiências em distintas áreas do conhecimento biológico.

Novas parcerias e oportunidades são sempre bem-vindas. Para quaisquer informações entre em contato e daremos o retorno assim que possível.